segunda-feira, 13 de julho de 2009

Drogas, legais ou não, acabam com os dentes



Seg, 13 Jul, 03h01


(BR Press) - Muitas drogas, tanto as prescritas como as ilegais, podem causar sérios prejuízos à saúde bucal. Estimativas sugerem que 40% das pessoas ingerem ao menos um tipo de medicamento diariamente, podem ter enfraquecimento e até mesmo na perda dos dentes.

"Uma série de remédios prescritos e também de drogas ilícitas costuma provocar a redução da saliva, gerando uma condição chamada de 'boca seca'. Isso é muito prejudicial aos dentes, porque uma das funções da saliva é controlar a população de bactérias na boca. Sem essa proteção, aumentam as chances de a pessoa desenvolver mais cáries, inflamações e infecções na gengiva, sem mencionar o impacto negativo no estado geral de saúde do paciente", diz o dentista Marcelo Rezende, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

Anti-histamínicos

De acordo com o especialista, além dos medicamentos prescritos para tratamento de câncer e dos contraceptivos orais, as drogas legais que mais comprometem os dentes são os anti-histamínicos (usados no tratamento de manifestações alérgicas), os remédios para tratamento de asma e os xaropes. "Enquanto o primeiro grupo costuma provocar o efeito de boca seca, alguns medicamentos para asma são altamente ácidos e podem afetar o esmalte dos dentes com seu uso prolongado", diz o Dr. Rezende. "Já os xaropes contêm muito açúcar em suas fórmulas, aumentando o risco de cáries se o paciente não escovar os dentes logo após ser medicado", alerta.

Uso de drogas + falta de higiene bucal = perda dos dentes

Na opinião de Marcelo Rezende, as drogas que mais prejudicam os dentes dos usuários são:


Cocaína

"Muitas vezes, os usuários esfregam a substância nos dentes e na gengiva. Misturada com a saliva, a cocaína resulta numa solução ácida, provocando a erosão do esmalte dental, que é a perda de tecido duro da superfície dos dentes. Essa perda é muito agressiva e pode desencadear dor, sensibilidade exagerada e comprometer a aparência do paciente".


Crack

"O crack normalmente é fumado com uma espécie de cachimbo. Ao entrar em contato direto com a boca, a fumaça danifica o esmalte, a gengiva e os nervos".


Ecstasy

"A chamada 'droga do amor' predispõe o usuário a sofrer de boca seca e bruxismo, que é o ranger involuntário dos dentes durante o sono. Toda estrutura da arcada dental pode ser prejudicada se não tratada adequadamente".


Metanfetamina.

"Essa droga é altamente ácida e uma das mais agressivas para os dentes, provocando cáries em curto espaço de tempo. Outros efeitos incluem boca seca, bruxismo e problemas mandibulares".

(*) Com informações da Press Página Projeto de Comunicação.


Retirado de: http://br.noticias.yahoo.com/s/13072009/11/saude-drogas-legais-ou-nao-acabam.html

0 comentários:

Postar um comentário