quarta-feira, 8 de julho de 2009

Vantagens da Manipulação de Medicamentos em Relação aos Medicamentos Industrializados

A manipulação farmacêutica de medicamentos hoje ocupa 30% do mercado nacional de venda de e a tendência é que ocupe um espaço cada vez maior. Apesar de ter sido a primeira forma de preparar medicamentos conhecida, foi suplantada pela produção industrial e agora retorna devido aos seus benefícios em detrimento da produção em larga escala. Ainda existem muitas dúvidas sobre às vantagens dos manipulados em relação aos industrializados, sendo necessário um maior esclarecimento dos aspectos envolvidos.


O medicamento industrializado sempre possuiu a vantagem de ser produzido em larga escala através de automação e passar por complexo controle de qualidade, tendo uma menor variação em seus parâmetros quantitativos e qualitativos e um maior prazo de validade. A desvantagem é que são vendidos volumes específicos do medicamento em formas específicas a despeito da necessidade real de cada paciente, o que inviabiliza a personalização da fórmula.


O medicamento manipulado, por ser fracionado no local de aviamento permite que a fórmula e a forma farmacêutica possam ser adaptadas de acordo com a necessidade, tornando o tratamento mais eficaz e adequado as individualidades. Também evita o desperdício, pois se pode adaptar a quantidade ao tempo de tratamento. Isto evita inclusive o acúmulo de restos de medicamentos antigos em casa que acabam compondo a “farmacinha caseira”, altamente perigosa devido aos riscos da automedicação.


A pesquisa e o desenvolvimento científico permitem atualmente a produção de uma infinidade de formas farmacêuticas que eram antes impossíveis de serem utilizadas em manipulação. Além disso, a legislação se tornou mais rigorosa com as farmácias de manipulação através da RDC nº 214 de 12 de dezembro de 2006 que dispões sobre boas praticas de manipulação de medicamentos para uso humano em farmácias, elevando os padrões de qualidade do processo. Dessa forma, a qualidade do medicamento manipulado tem subido muito, tornando ainda mais vantajoso o seu uso em relação aos industrializados.


Link para RDC nº 214: http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2006/rdc/214_06rdc.htm



João Paulo Loureiro Damasceno


jpldamasceno@yahoo.com.br

www.boticafarmaceutica.blogspot.com


0 comentários:

Postar um comentário